EXPOSIÇÃO "O BANHO DA DOROTEIA"
Criado em 1923, na cidade de Santos, o Banho da Doroteia é uma das manifestações populares mais antigas do Carnaval paulista. Alguns afirmam que a criação foi inspirada na mitologia grega, mas outros dizem que nasceu por conta das famílias que queriam aproveitar não só as noites, mas também os dias de folia.
Em Ilhabela o “Banho da Dorotéia” nasceu há quase 60 anos, originalmente chamado de Banho da Gerarda. Ganhou força em 1956 e saiu às ruas, com fantasias feitas de papel crepom, dando volta pela avenida e por fim, seus participantes caíam no mar, pulando do Pontão (Píer da Vila), colorindo o mar. Tradição que segue até os dias de hoje.
A exposição Carnavais Antigos que acontece juntamente com a do Banho da Dorotéia, tem por objetivo trazer a nostalgia dos velhos carnavais e ao mesmo tempo observarmos a evolução dessa arte que atrai públicos do mundo inteiro.
Nosso agradecimento ao fotografo Ronald Kraag, que gentilmente nos forneceu as imagens para que essa exposição pudesse acontecer.
Agradecer também a família Desmonts. Bloco Pé na Jaca; Guilherme Galvão; Deise Nogueira Brandão e Dona Anna Cardial, por terem cedidos fotos que complementam a exposição dos antigos carnavais.
A exposição terá início 20 de maio às 14:00h, nos salões de exposição da Fundaci, na Rua Dr. Carvalho, 80, Vila.
A entrada é gratuita. Prestigie!